segunda-feira, 26 de março de 2018

A CIÊNCIA E A ARTE


A ciência

Aristóteles define a ciência como o "conhecimento das causas pelas causas. É o conhecimento demonstrativo".
A ciência é composta por três componentes: a observação, a experimentação e as leis.

Visa a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica. Não se utiliza de suposições, mas da comprovação após a aplicação do método científico.

Foi o próprio Aristóteles quem definiu que as ciências (no plural) estão relacionadas à maneira de realização do ideal de cientificidade de acordo com os fatos investigados e os métodos empregados.

Uma conquista recente da humanidade. Surgiu no século XVII, quando Galileu estabeleceu as bases de um revolucionário método científico que transformou a física e a astronomia existentes desde a Antiguidade grega em ciências modernas. Desde esse singular momento da nossa história, com os recursos da experimentação e da matematização, foi possível aos cientistas delimitar os objetos estudados e descobrir regularidades nos fenômenos observados, estabelecendo leis gerais e teorias. Dessa forma desenvolveu-se um rigor no controle dos experimentos que os resultados não demoraram a surgir, com as transformações tecnológicas mudando a face do mundo.
Nada entretanto, justifica a supervalorização da ciência em detrimento de outros tipos de conhecimento. Sabemos que o conhecimento científico precisa de rigor e atenção redobrada ao conferir os resultados da experimentação consciente do observado no mundo das realidades mutáveis. Essa é uma forma de compreensão da realidade, não exclusiva.

Ainda, é bom que se diga, que a ciência reduz nossa experiência do mundo, que se constitui também de intuições, imaginação, crenças, emoções e afetividade. Lembramos que a religião e a arte são também maneiras válidas e fortes de compreensão de si e do mundo.

Reforçamos que a Ciência é conhecimento adquirido usando rigorosos métodos de observação, questionamentos racionalizados por hipóteses possíveis de investigação e conclusão através de relato preciso do objeto estudado. Desse modo a metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor.



A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades, as mais gerais e abrangentes possíveis, bem como a aplicação das leis científicas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico.
Façamos agora uma incursão na etimologia da palavra ciência que origina-se do latim scientia ("conhecimento"), o mesmo do verbo scire ("saber") que designa a origem da faculdade mental do conhecimento.


Aranha, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação - 3ª ed. rev. e ampl.- São Paulo: Moderna 2006.

http://notasdestudos.blogspot.com.br/2012/05/ciencia.html



https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciência

Arte

Precisamos ainda à guisa dessa introdução, dizer que a arte também se constitui em um entendimento intuitivo do mundo do sentido de não recorrer a conceitos logicamente organizados, por usar recursos que “falam” ao sentimento e à imaginação.
A imaginação é uma capacidade inerente a todo o ser humano de produzir imagens consubstanciadas no já criado, nos arquivos ad perpetuam da consciência, ou do akasha que traz para a ao tornar o mundo presente em imagens, nos pensar. Saltamos dessas imagens para o presente da realidade outras semelhantes, fazendo uma síntese criativa. A realidade do mundo não independe desse mundo criativo, ao contrário a realidade é sempre resultado do mundo criado por cada ser humano

A arte é o reflexo da cultura e da história, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.

Desde a pré-história, na pintura rupestre, verificamos a necessidade do homem em representar a realidade sob a sua perspectiva e percepção. A arte evolui com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico, observa-se uma tendência a certo estilo.

A arte pode ser também definida como algo inerente ao ser humano, feito por artistas a partir de um senso estético, com o objetivo de despertar e estimular o interesse da consciência de um ou mais espectadores, além de causar algum efeito. Cada expressão artística possui significado único e diferente.

Está interligada à estética pelo fato de ser potencial do homem de imprimir beleza ou se esforçar para materializar (ou imaterializar) algo que o inspira.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
http://historia-da-arte.info/o-que-e-arte.html
http://brasilescola.uol.com.br/artes/arte.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

"Tudo passa e nada permanece imóvel" Heráclito Educação é processo porque nela se encontra o passado, o que já foi pensad...