segunda-feira, 23 de abril de 2018

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


A filosofia e educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, e vários pensadores que dele se ocuparam.


Uma das grandes questões da filosofia da educação é a dicotomia entre a educação como transmissão do conhecimento versus a educação crítica, como um incentivo à habilidade questionadora por parte do aluno. Como se conhece e o que significa conhecer também são questões abordadas e problematizadas pela filosofia da educação.


A pedagogia também se acha intimamente ligada à filosofia. Os filósofos sempre tiveram a educação como lastro mais importante na construção de evolução de meios, métodos e hábitos da sociedade, familiar, comunitária e política.


Embora a pedagogia tenha organizado o seu próprio campo de pesquisa e atue de maneira decisiva na construção de um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto, a filosofia se insere na reflexão e aprofundamento da solução de questões em busca de respostas que de outra forma seus resultados não teriam o mesmo grau de clareza no estabelecimento de novos caminhos para o seu fazer.


A Pedagogia estuda os ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas, seguindo objetivos definidos, e nisso vemos o quanto a filosofia nela se faz presente.


Assim cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica, de modo que promova a passagem de uma educação não sistematizada ou seja puramente senso comum para uma educação que parte de princípios norteadores emanados da consciência filosófica já estabelecida pelas reflexões de um conjunto de filósofos ao longo dos séculos.


O filósofo indaga o ser humano que quer formar, sobre os valores emergentes que se contrapõe a outros, já decadentes, e sobre os pressupostos dos conhecimentos subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados. Tocamos pontos que se supervalorizam nesse estudo da filosofia da educação como sejam:

Antropologia filosófica (o que é o ser humano)

A epistemologia  ou teoria do conhecimento e a

Axiologia que diz respeito a uma reflexão sobre os valores.


É importante salientar que questões e respostas sobre temas base no fazer educacional variam conforme a época e com elas as concepções que se tem de como educar e para que educar.


A filosofia parte de concepções de humanidade na sua maior amplitude para que não se fique preso ao conceito menor do que seja a criança. Enfim como conduzir de dentro para um mundo cheio de armadilhas essencialistas, mas não essencialista que precisa de valores declarados com referenciais norteadores dos diferentes caminhos a seguir. O filósofo deve avaliar os currículos, as técnicas e os métodos para julgar se são adequados ou não aos fins propostos sem cair no tecnicismo, risco inevitável sempre que os meios são supervalorizados e se desconhecem as bases teóricas do agir. Entendemos que os avanços das ciências humanas são excepcionalmente valiosos e concomitantes a aplicação da filosofia na construção de seus fundamentos teóricos e práticos.

Finalmente, o mundo é de coisas práticas para a conquista de soluções imediatas daí a simplificação do método filosófico enseje questões reflexivas pontuais de cada momento com atenção no que já foi dito para definir o que se quer dizer no amanhã.


Ref.:



Aranha, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação - 3ª ed. rev. e ampl.- São Paulo: Moderna 2006.


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